sábado, 1 de março de 2008

O BODE E A ÉTICA


Ave, bode!
Lá, no sertão onde nasci, ele é o rei. Sua Majestade impera nos tabuleiros e barrocas de Serrinha, campeando livre, lépido e serelepe entre pés de anjico e cajueiros. A corte real é numerosa: cabras, carneiros e ovelhas, sem falar nos cabritos e cabritinhas nervosos, que zaneiam pra lá e pra cá, devorando toda sorte de capim que encontram pela frente. Sempre tive um certo respeito por ele, o bode. Aqueles chifres tortos, a barbicha despencando do queixo, as orelhas compridas e os olhões amarelos, redondos, vidrados, me faziam pensar no porte real daquele bicho. Até o budum inspirava respeito. Por isso, nunca gostei da carne de bode. Mas os anos eram difíceis. O boi, pela hora da morte, só de caju em caju dava o ar da graça. A galinha de quintal tinha lá suas garantias. Afinal, do seu (do dela!) generoso fiofó, vinham os ovos para o cuscuz e a omelete. Lá, no sertão onde nasci, ninguém ousava rejeitar comida. Súdita ou majestosa, comida era sempre comida e, assim sendo, tínhamos que comê-la. E o cardápio não variava. Quase nunca variava! Mas a criatividade era farta. Na mesa, vi todas as possibilidades de bode imagináveis: frito no óleo, refogado com abóbora e batatas, desfiado e moqueado. Os miúdos viravam viuvinha, meninico, buchada. Um festival de iguarias à moda sertaneja. Imaginava já ter visto todas as combinações humanamente possíveis quando, há alguns dias, me deparo diante do que me pareceu surreal: "bode ao leite de côco". Não mais no sertão onde nasci, mas aqui, nestas terras da capital. E noutra situação: não diante da mesa, na hora do almoço, fechando os olhos para mordiscar os pedacinhos da carne assada, mas em frente à câmera, trabalhando. "Bode ao leite de côco", dizia minha pauta. E lá fui eu mostrar a receita, passo a passo, para uma reportagem sobre "pratos inusitados". Não preciso dizer que, naquele exato instante, me veio à lembrança os tempos do bode frito, ensopado, moqueado... Receita pronta, provei, meio nervoso. "O sabor é diferente. Vale a pena experimentar". Foi o que disse. Foi o que ousei dizer, apenas. Não gosto de bode e não gostei do prato. Sabendo disso, meus colegas de trabalho, ali presentes, me acusaram de não estar sendo "honesto" como meus telespectadores. "Ora, como não?" - bradei. "Fui e sou honesto. Estaria mentindo se tivesse dito que o prato é delicioso". Minha defesa, entretando, não os convenceu. Continuaram me "acusando" de ter "passado a idéia de que o bode é uma delícia". Em casa, como de costume, parei par refletir. Pensei, pensei, pensei. Eis que o bendito bode me lançou, de volta, à seara da relexão sobre ética no jornalismo. Arre! O que é ética? Recordei-me dos tempos de faculdade, das discussões intermináveis, dos calorosos embates sobre os limites da atividade jornalística e do papel político-social de cada um de nós, sujeitos da informação. Em casa, distante alguns anos desse debate, percebi, feliz da vida, que ainda estou atento a ele. E como não estaria? Ética não é verbete de dicionário Não se decora. Não está ao alcande da mão, no balcão da farmácia ou na prateleira do mercado. Ética descobre-se, entende-se. Concebe-se no árduo exercício da reflexão sobre a tarefa de noticiar, informar, respeitando o fato e o telespectador. Concluí que teria faltado com a ética se tivesse elogiado o bode ao leite de côco. O que não fiz. Faltar com a ética é faltar com a verdade. É ser desonesto. E lá no sertão onde nasci, bode é rei e verdade é sempre verdade.

8 Comentários:

Às 2 de março de 2008 às 13:44 , Blogger José Lisboa Júnior disse...

IXXXXXXXMAELLLLLLLLLLLLLLLLLLL,
lembrando do interior,né?De Vitória da Conquista.Êta!Os textos estão massa,adorei esse texto,meio interior,meio medieval.
uhuhuh
Tá massa
Parabénssssssss
Zangão

 
Às 6 de março de 2008 às 15:58 , Blogger Unknown disse...

Este mais suave... porém sério... com um leve toque de humor...
Bem lembrada a ética nas profissões.

Gostei mt.

 
Às 6 de março de 2008 às 16:37 , Blogger Unknown disse...

concordo! vc nao faltou com a verdade! agora.... um churrasquinho de carne de bode tem seu valor!!!! rs.

 
Às 6 de março de 2008 às 17:21 , Blogger Dan FM disse...

Você não foi desonesto com seus telespectadores de jeito nenhum! Seu eu estivesse fazendo uma matéria como essa, teria agido do mesmo modo. Parabéns mais uma vez, cara!

 
Às 6 de março de 2008 às 18:31 , Blogger Unknown disse...

Vc conseguiu despertar algumas coisas em mim. Primeiro fome, falando desses pratos lá da nossa terra, que eu adoro!!!! Outro, risos e o último e mais valoroso admiração por expressar tão bem as coisas da vida de uma forma tão particular. Abração

 
Às 10 de março de 2008 às 11:25 , Anonymous Anônimo disse...

Você não foi desonesto.

O problema está em algumas fontes das matérias que são apresentados ao telespectador. Porque o que era uma deformação, falta de ética e credibilidade, foi banalizado.

E criou-se o hábito na televisão brasileira de utilizar o próprio repórter como personagem da notícia.

No primeiro momento pode-se dizer isto é para e aproximar o repórter do fato que ele está notiando e informá-la com exatidão aos telespectadores.

No entanto, o que ocorre é que o repórter passa a ser visto como quem possui a verdade absoluta do que está acontecendo. E isto, sim é uma grande mentira, porque a verdade que ele está transitindo nestes casos são as dele, a do repórter.

Ou seja, se você fosse um grande apreciador de bode, diria: "nossa que delícia". Ou, se a comida não estivesse realmente boa, e você como grande apreciador de bode, soubesse disso diria com educação: " o sabor é realmente exótico, mas o bode na brasa é melhor.

O que estou dizendo é que anti-ético é a utilização do repórter como fonte das matérias. Se não me engano, isto começou na Rede Globo, no Fantástico, com a Glória Maria saltando de paraquedas. E foi absorvido pelos telejornais.


Logo, a pauta poderia ter sujerido para você uma, ou duas pessoas, ou três pessoas que gostassem muito de comer bode para experimentar o prato e emitir opinião. Ou, simplismente, apresentar os ingredientes, o preparo e fim.

 
Às 11 de março de 2008 às 17:16 , Blogger jungle disse...

acho q é por essas e outras que adoro carne de bode..aqui como sabe, é a terra do bode..existe até a feira anual, hoje agrobode, antes, feira do bode. este ano terá..sinta-se convidado meu nobre amigo. abraços
Deus nos abençoe.

joao wilker
pindai-bahia-brasil

 
Às 29 de setembro de 2010 às 14:14 , Blogger Blice Rocha disse...

Gostaria de obter a reportagem que fez no carnaval 2008, que coincidiu com a festa de Iemanjá. Muito legal! Tinha uma menina tocando guitarra imaginária no pescoço de um rapaz, lembra?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial